fbpx

Blog

Quando toda esperança parece chegar ao fim

Quando toda esperança parece ter chegado ao fim, ouse olhar para o trono do Pai e clamar por seu socorro.

Há muitas orações na Bíblia, nas mais variadas situações. A grande maioria delas são  respondidas de maneira sobrenatural e servem de estímulo para nós. A do profeta Jonas é uma delas. Algumas pessoas, face a face com a morte, tiveram uma segunda chance dada por Deus. Jonas teve.

1.“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

2. E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

3. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

4. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

5. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

6. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.

7. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

8. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

9. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

10. Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” (Jonas 2. 1-10)

Depois de descer às profundezas do mar em rebelião e culpa, estando às portas da morte e sepultura , Jonas clama em desespero ao Senhor. O Senhor o ouviu  e respondeu, fazendo-o subir das profundezas, fazendo um grande peixe engoli-lo, conservando sua vida no ventre por três dias e finalmente fazendo o peixe vomitá-lo na praia.

Podemos fazer como ele em situações terríveis pelas quais passamos? Como ele orou que levou o Senhor a responder sobrenaturalmente?

1. Em desespero, Jonas clamou, gritou por livramento – vs 2 …  Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

 2. Ele teve consciência da desobediência, mas não podia pensar em não mais ver o templo do Senhor, a Arca da presença) de Deus – vs 4 … Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

Que hora para pensar no templo, na arca, na presença! Pois bem, mas foi no que Jonas pensou.

3. Ele se recusou a desistir, a esperar a morte e o julgamento, mesmo quando a esperança parecia perdida, morrendo, ainda se lembrou do Senhor e sua oração foi recebida  vs 7… Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

 
4. Ele declarou que  confiava no Senhor exaltando a Sua misericórdia (não a si mesmo)- vs 8  … Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Queridos, Jonas significa pomba, mas de pomba ele não tinha nada. Não era gentil, submisso, era de caráter obstinado, irritado, mal-humorado, impaciente. Embora o animal que talvez mais o retratasse  fosse o “jumento” ou a “mula” (como nós às vezes), ele não teve justiça própria, não justificou  a si mesmo na sua oração.

5. Prometeu oferecer sacrifícios de ação de graças  e pagar seus votos – vs 9… Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei…

Naquela hora de morte, de terror, sem saída ele prometeu ter gratidão a Deus e obedecer não só o que prometera ao Senhor, mas ao que Deus lhe pedira para fazer.

6. Reconhece e declara que a salvação, o livramento só vem do Senhor – vs 9… Do SENHOR vem a salvação.

Deus ama esta atitude de fé que luta, que clama, que admite, que se recusa a desistir, que se agarra na misericórdia do Senhor, que reconhece que a salvação só vem dEle.  JACÓ também, em profunda necessidade, fez assim. Gen 32.24 nos diz que ele lutou com o Senhor  dizendo “…não Te deixarei ir se me não abençoares.”  Em outro lugar é dito que … Jacó lutou com o anjo e prevaleceu, chorou e lhe pediu misericórdia (…) achou a Deus…

Como Jonas, mesmo quando toda sua esperança parece ter chegado ao fim, mesmo que tenha errado, ouse olhar para o céu e clamar, não desista, seja agradecido a Ele, queira a  presença dEle, lembre-O de suas misericórdias, decida e diga ao Senhor que cumprirá seus votos, que ninguém pode livrar, salvá-lo(a) desta situação, e que a salvação só vem dEle. Tenha esta atitude de fé que luta, que luta dentro de seu coração, que não desiste, não se entrega à situação. Não é dobrar Deus , é se agarrar no Senhor … não te deixarei até que fales comigo, até que me mostres tua direção, qual porta entrar, até que que eu receba mais de teu amor... Ele sabe o que vc está passando, pode não ser o que você quer, do jeito e quando  você quer, mas Deus ouve e responde!

Posso ouvir um amém?

 

*Sandra Ramalho

Deixe um comentário

SIGA SANDRA NAS REDES SOCIAIS

© 2022 Sandra Ramalho