fbpx

Blog

Temos que resistir ao inimigo

Quando pessoas oprimidas se levantam contra seus opressores chamamos de resistência. Elas tomam posição  dizendo, não vou ficar de braços cruzados e permitir que este mal continue, eu decido resistir àquilo que está errado, mesmo se tiver que morrer ou viver em resistência, não viverei mais assim.

A maneira bíblica para confrontar e vencer o maligno é através da resistência em oração. Pedro escreveu “resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Tiago reforçou este ensino: “Portanto submetei-vos a Deus;  resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Ambos, Pedro e Tiago deixaram claro que nós resistimos ao maligno através de nossas perseverantes orações.

À primeira vista, resistência pode parecer um estado passivo, mas na prática não o é. É uma posição ativa, intencional e poderosa.

O que você faria se uma força começasse a pressioná-lo , empurrando-o para fora de um lugar que é seu por direito? Como você resistiria? Você com certeza faria força contrária a esta pressão, igual ou maior a que é contra você, para não ser derrotado. Esta é a postura de resistência.

Resistência, acima de tudo, é uma decisão firme de se juntar à luta contra o mal em oração, ao invés de se afastar, recuar ou se retirar. Resistir em oração exige força e coragem, paciência e perseverança. Jesus disse que devemos orar sempre e nunca desanimar  (Lucas 18.1).

Dois pontos chaves, para  resistirmos o maligno e prevalecermos em oração, enfatizados por Tiago, são a nossa submissão a Deus e a nossa fé.

Submissão a Deus é dizer, “Eu não posso, mas o Senhor pode.”  Em nossas orações de batalha devemos dizer, “ Senhor, eu não posso derrotar satanás por mim mesmo, mas com o Senhor eu posso“. Era assim que Paulo se posicionava em suas lutas , “Posso todas as coisas naquele me fortalece“(Fil 4.13).

A submissão [dependência] ocorre quando buscamos ter um relacionamento mais íntimo com Deus. Ao gastarmos tempo com Ele nós o conhecemos melhor e recebemos direção em  como vencer o mal  e ter vitória.

Nós nos aproximamos de Deus através da oração e tempo com a Sua Palavra.Nós nos aproximamos de Deus quando separamos um tempo a sós para ouvi-lo e esperar por sua direção e instrução. Nós nos aproximamos de Deus quando frequentemente nos afastamos e nos fechamos às outras influências, que tanto procuram nos distrair de conhecê-lo melhor. Quanto mais O conhecemos, mais vemos seu grandioso poder; experimentamos seu imenso amor;  aprendemos de Sua sabedoria e crescemos em fé. Nós chegamos a um entendimento mais amplo de que , “sim, Deus pode lutar a meu favor, sim, Ele me capacita a vencer o meu adversário e a ter vitória em Cristo Jesus“.

 é dizer a Deus,  “Eu acredito que o Senhor o fará.” Na nossa batalha para vencer o inimigo , podemos orar desta maneira: “Senhor, creio que me levarás à vitória e que farás o inimigo fugir de mim por eu resisti-lo e pôr a minha confiança no Senhor

Davi em suas batalhas, vez por vez, fez inúmeras  declarações de fé ao Senhor :”Oh, meu Deus, eu  confio em Ti” ( Salmo 25.2; 31.6, 55.23 …). Uma fé perfeita vê a batalha sendo realizada e Deus a vencendo. Quando Davi dizia “Em Ti eu confio,” ele queria dizer: “Está feito, Senhor, Tu és perfeito em Tua natureza. Tu fazes todas as coisas bem e destróis todos os meus inimigos”. Davi tinha fé absoluta no poder de Deus. Nunca cogitou em dizer “eu espero que Ele vença“, porque  ele sabia que já estava feito.

Crescemos em fé ao exercitá-la, ao confiarmos em Deus situação após situação, circunstância após circunstância, relacionamento após relacionamento. E desenvolvemos  uma história pessoal com Ele na qual o obedecemos e Ele  fielmente mantém Seu cuidado amoroso por nós.

É impossível você resistir ao diabo por muito tempo se você não crer, que através de Jesus Cristo, irá derrotá-lo naquilo que ele o tem prendido. Além disso, você só poderá permanecer firme na sua fé  se submeter-se completamente a Deus—em todas as áreas de sua vida. Quando você falha em submeter um problema ou uma área ao Senhor, você está dizendo, “eu posso lidar com isto, eu não preciso de Tua ajuda“. É isto exatamente o que satanás  quer que você faça: confiar na sua capacidade e não no onipotente Deus. E ali será o lugar onde ele aumentará o seu ataque contra você!

A boa notícia é que Deus tem dado a cada um de nós uma medida de fé para desenvolver. Ele também nos capacita a confiar e a render nossas vidas a Ele. Podemos ficar firmes e resistir ao inimigo, somente pelo Seu poder.  Ele é Aquele que ouve nossas orações e corre em nossa defesa. Quando nós oramos, Satanás foge!

Charles F Stanley  – Tradução e adaptação por Sandra Ramalho

5 Replies to “Temos que resistir ao inimigo

  1. eu estou com 52 anos ,não tenho pai e nem mãe , tenho um filho rebelde que tem dois fihos mas não asssumiu ainda sua familia fico muito triste por isto, meu marido ao inves de me ajudar me deixa maias para baixo só fala em dinheiro e dinheiro é uma coisa que eu não tenho, trabalho com o comercio por isto tenho que que estar sempre sorrindo por fora e chorando por dentro , estou a ponto de sumir mesmo , pedi ajuda aos familiares por parte de mãe e de pai mas cada um tem sua vida , estou sozinha mesmo preciso de ajuda

    1. Entendo sua situação. Não sei de onde você é, mas sugiro que você pesquise na sua região pela alguma igreja que ofereça a EIFOL (Escola de Formação Integral de Libertadores) video aula para que você possa ser ajudada por conselheiros em libertação.Ok. Ab

  2. Eu moro em Goiás não tenho emprego nem dinheiro e choro muito por não poder fazer cursos teórico queria muito fazer mais não tenho condições financeira mais oro por VCS q fizeram e que pregam a palavra de Deus

Deixe um comentário

SIGA SANDRA NAS REDES SOCIAIS

© 2022 Sandra Ramalho