fbpx

Blog

O que fazer enquanto geramos as promessas que Deus tem nos dado?

Quando buscamos o Senhor de todo o coração na “sala interna de oração”, por algo, o Senhor a princípio não nos entrega, mas nos dá uma palavra – escrita ou falada. Quando recebemos uma palavra dEle é o mesmo que receber o resultado de um teste de gravidez. Ou seja, ela é como uma semente plantada em nós que teremos que gerar e nos preparar para que a promessa aconteça.

Na gravidez de um bebê , estando a mulher pronta ou não , ele nascerá dentro de nove meses. Mas quando estamos gerando [gestando] uma Palavra de Deus, ela pode levar meses, anos, ou décadas para que possa vir à luz. E somos nós quem temos a responsabilidade de gerar esta palavra até lá.

Quando Ana, com muita ansiedade e aflição de coração, buscava a Deus no tabernáculo de Siló, pedindo a Ele um filho, pois era estéril, ela ouviu do sumo sacerdote Eli : “vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” Ela não recebeu um filho, mas uma palavra. Aquela palavra de Deus era tudo que precisava e mudou tudo para ela. Ela “engravidou da palavra” antes de conceber um filho. Nada mudou fisicamente mas Ana se levantou e começou a gerar [gestar] aquela palavra como se já estivesse grávida. E disse: “ache a tua serva mercê diante de ti.” E se foi no seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” I Sm 1.16-18

Quando o Senhor fala algo, escrito ou falado, precisamos gerar [conceber, gestar] o que Ele disse até se cumprir, até recebermos. Como geramos o que Ele tem nos falado?

1. Orando a respeito do que Deus disse ou está dizendo

A primeira forma de gerar uma palavra de Deus é em oração, não só por um pouco tempo mas até vê-la se cumprir. A palavra precisa tornar-se o combustível para sua vida de oração. “Creio que não devemos orar “pelas coisas” , mas sim, devemos usar o rhema dado pelo Senhor – aquilo que Ele disse e está dizendo – para orar a respeito delas.” (Banning Liebscher)

Por exemplo, não orar pelas finanças, filhos, nação, ministério, futuro, saúde , mas orar o que Deus disse ou está dizendo a respeito das finanças, filhos ministério, futuro, saúde. Ou seja, orar a Palavra escrita ou falada, como Davi orava:

“Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar (…) imploro de todo coração a tua graça; compadece – te de mim segundo a tua palavra (…) porque na tua palavra tenho esperado.” Sl 119.49, 58, 74 b

2. Falando o que Ele está falando

O que você tem falado no dia-a-dia enquanto está gestando a(s) palavra(s), as promessas que recebeu do Senhor? Quando o Senhor fala, não temos mais permissão para dizer nada que não seja aquilo que Ele falou, porque o que Ele disse é mais real do que aquilo que você está vendo ou sentindo.

Ouvimos Deus dizer coisas incríveis sobre o propósito dele para nossas vidas, identidade, família, futuro, chamado, finanças, mas, às vezes, dizemos coisas que Ele não disse ou não está dizendo. Nossa linguagem precisa alinhar-se à linguagem de Deus:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jer 29.11

As promessas de Deus podem não ter se manifestado completamente na sua vida, mas se Ele disse algo a seu respeito, então é isto que você é ou é isto que vai acontecer:

“Guardemos [geremos] firme a confissão [o falar] da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel [para cumprir].” Hb 10.23

3. Tornando primordial a(s) palavra(s) liberada(s) pelo Senhor

Aquilo que o Senhor falou ou está falando para você não pode ser secundário na sua vida. Suas palavras, suas promessas precisam se tornar o seu foco, a nossa visão. Elas não são algo que visitamos[lembramos] de vez em quando. Elas precisam ser geradas, mantidas e seguradas perto de nós o tempo todo. Apenas quando elas permanecem em você é que você chegará ao seu objetivo e se completarão.

4. Preparando-se para as promessas

A última forma de gerar “uma palavra” ou “uma promessa” é preparando-se para ela:

“Então disse Eliseu: vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas (…) partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas; e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.” 2 Reis 4. 3,5-6

Nosso nível de preparo determina o nível de recebimento [derramamento] que teremos. Não significa que depende das nossas ações, mas nós estamos envolvidos naquilo que Deus quer fazer. Talvez você tenha que voltar a estudar, conectar-se com pessoas novas, romper com a inércia, começar com coisas pequenas, começar um blog se quer escrever um livro, fazer cursos específicos …etc.

A fé é ativa e viva, quando cremos em Deus começamos a nos preparar para o que Ele disse que vai fazer. Noé foi fazer a arca porque o Senhor disse que mandaria o dilúvio; Deus prometera tirar o povo de Israel do Egito, houve preparação mas, depois da saída dramática, havia o mar à frente e o exército de Faraó em perseguição atrás dele. Israel ficou em pânico e o Senhor disse a ele: “...Dize aos filhos de Israel que marchem“.

Deus disse a Davi que seu filho construiria o grande templo para Ele, mas Davi providenciou todo o ouro, prata e bronze para a construção. Elias preparou o altar , matou os bois para o holocausto porque o Senhor mandaria descer fogo do céu para mostrar para Israel quem era Deus ; A viúva foi arrumar vasilhas para receber óleo suficiente para pagar a dívida e não perder os filhos.

Deus não pode guiá-lo se você estiver parado . Você precisa se envolver com o que Deus disse que tem para você. Você precisa entrar no modo de preparação, não importa quão pequeno pareça.

Por algumas razões muitos admitem não fazer nada, para se preparar, para receber o que Deus entregou ou tem falado a eles. Na verdade alguns não creem que vão receber o que lhes foi dito; outros não querem fazer coisas pequenas comparadas com o propósito que Deus tem para elas; muitos por medo de falhar, por indecisão, medo de não dar certo, de tomar decisão errada não se preparam e perdem o que Deus tinha para eles.

O que Deus tem dito a você ? O que você tem feito a respeito?

*Sandra Ramalho – Adaptação de “O que fazer enquanto você está gerando?” (do livro Enraizado – os lugares escondidos onde Deus desenvolve você– Banning Liebscher)

8 Replies to “O que fazer enquanto geramos as promessas que Deus tem nos dado?

  1. Maravilhoso ensinamento! Tenho aprendido muito a esses respeito, e é o que realmente devemos fazer, gestar dentro de nós a Palavra de Deus, profetizá-la, crer que vai se cumprir no tempo e estação propícios para nossas vidas! Obrigada ?? Pastora Sandra!! Amei!

    1. Que palavra abençoadora!!! Pastora Sandra !!! Nosso Deus é tremendo , e nos ensina todos os dias ,desde que queiramos aprender…. que o Senhor possa preparar o terreno no nosso coração para a germinação daquilo que é o propósito Dele para nós.?bjs amada

Deixe um comentário

SIGA SANDRA NAS REDES SOCIAIS

© 2022 Sandra Ramalho